Quando descobri já estava gravida há mais de 3 meses!

O instinto maternal é algo bastante primitivo. O querer formar família, ter a casa cheia, cuidar de alguém e chamá-lo seu. Mas e quando não é esse o caso, quando se engravida sem ter planeado?

Em Portugal, assim como em muitos outros países, o aborto foi legalizado dando a possibilidade às mulheres de abortarem de maneira segura, higiénica e mais importante de tudo, de maneira humana. Neste momento a interrupção da gravidez pode ser realizada nas primeiras 10 semanas de gravidez, calculadas a partir da data da última menstruação.

Mas e as mulheres que só descobrem que estão grávidas após as 10 semanas, como fazem? Serão elas obrigadas a ter um bebé que não querem? Embora nos dias de hoje haja bastante informação sobre educação sexual, felizmente, e uma variedade de métodos contraceptivos disponíveis, estes também podem falhar. Quando isto acontece muitas vezes já é tarde de mais, pelo menos em Portugal, para a interrupção da gravidez. De maneira a contornar esta situação, muitas mulheres recorrem ao país vizinho para realizar este procedimento. Em Espanha a interrupção da gravidez é legal até às 14 semanas. Mas nem sempre é assim tão fácil, seja por falta de capacidade financeira, ou pelo facto de ainda serem menores, muitas vezes esta opção não é viável.

Todas as mulheres têm o direto de decidir o que fazer o com o seu corpo, ninguém devia mandar no corpo de outra pessoa, e muito menos obrigar alguém a sacrificar a sua saúde física e mental por um bebé não desejado. Será então justo, quando reúne as condições necessárias, a mulher ter de passar por este processo doloroso fora do seu país?

A interrupção voluntária da gravidez, a pedido da mulher, pode ser realizada em estabelecimentos de saúde oficiais ou oficialmente reconhecidos.

Se pretende obter mais informações sobre as unidades de saúde na sua área de residência ligue através do SNS 24 – 808 24 24 24.

                                            Foto do perfil de Bárbara De Queiroz
                                                       Bárbara Queiroz

Deixe a tua opnião, spotter

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados

Shop now

You can use this element to add a quote, content...