Mitos e verdades sobre a queda de cabelo - Parte I

O cabelo e a queda de cabelo são temas sobre os quais giram muitas ideias erradas, as quais podem levar a uma negligência no seu tratamento. Seguem-se algumas dessas ideias, as quais vamos tentar desmistificar:

 

Lavar o cabelo todos os dias causa queda de cabelo?

Mito. Este é um mito bastante comum, mas o que acontece com a lavagem diária do cabelo é que os fios de cabelo que já se despegaram anteriormente, soltam-se e caiem. Na verdade, a lavagem frequente do cabelo permite remover o excesso de oleosidade e sujidade. Diminuindo a ação de fungos e bactérias, o que contribui para que os fios fiquem mais saudáveis, e não o contrário, desde que, claro está, a lavagem seja feita com um champô adequado.

 

Algumas sugestões da nossa equipa My Pharma Spot:

savaii champo loiros

Cabelos loiros ou com reflexos – naturais ou pontados - Savaii champô Camomila - 250 ml, Ref: 6588566

La Roche-Posay Kerium Champô-Gel    

Couro cabeludo sensível - La Roche-Posay Kerium Champô-Gel Suavidade Extrema - 200 ml, Ref: 6934596

Dercos Nutrients champô purificante detox    

Cabelos oleosos / expostos a poluição - Dercos Nutrients champô purificante detox - 250 ml, Ref: 6078857

Klorane champô seco de Ortiga cor castanha     

Cabelos oleosos castanhos, para intercalar entre as lavagens - Klorane champô seco de Ortiga cor castanha - cabelos oleosos - 150 ml, Ref: 6977892

    

Cabelo com tendência à queda - DercosTechnique champô anti-queda estimulante - 200 ml, Ref: 6876631

Klorane champô de Romã sem sulfatos    

Cabelos pintados - Klorane champô de Romã sem sulfatos - cabelos pintados - 200 ml, Ref: 6962936

    

Couro cabeludo com caspa oleosa - DucraySquanorm champô anti-caspa oleosa - 200 ml , Ref: 6859405

Ducray Densiage champô redensificante    

Cabelo fino com perda de densidade - Ducray Densiage champô redensificante - 200 ml, Ref: 6043703

 

Maior oleosidade do cabelo potencia a queda do mesmo?

 

Verdade. A oleosidade excessiva do couro cabeludo é uma das principais causas de queda de cabelo, pois o excesso de gordura e sujidade obstruem os poros do couro cabeludo, causando uma má nutrição da raiz do cabelo e consequentemente a queda dos fios. Também pode facilitar a proliferação de fungos, causando descamação do couro cabeludo e inflamação, que propiciam a queda do cabelo.

 

Andar com o cabelo amarrado (com um puxo apertado) todos os dias danifica o cabelo?

 

Verdade. O uso de penteados apertados, todos os dias, provoca danos no couro cabeludo, especialmente na zona frontal, provocando queda de cabelo nessa área.

 

Lavar a cabeça com água fria torna o cabelo mais forte?

 

Mito. Não há estudos até à data que comprovem que lavar o cabelo com água fria torne o cabelo mais saudável, mas por outro lado se for usada água muito quente na lavagem dos cabelos pode levar a uma maior propensão para couro cabeludo oleoso. Assim, a lavagem dos cabelos deve ser feita com água morna.

 

    

 

A alimentação nada tem a ver com a saúde dos cabelos?

 

Mito. A alimentação influencia praticamente todos os aspetos da vida Humana. Uma dieta com carência em vitaminas (A, E e do complexo B) e nutrientes como ferro, zinco, biotina e alguns aminoácidos irá promover o enfraquecimento dos cabelos.

 

O stress (associado a alterações emocionais) causa queda de cabelo?

 

Verdade. De facto, o stress não só é causador de queda de cabelo, como pode ser um agente perpetuador da mesma. Este facto acontece devido à libertação de cortisol, uma hormona com muitas acções no organismo, sendo uma delas, em última instância, a queda de cabelo.

 

 

Mexer frequentemente no cabelo e penteá-lo muitas vezes causa queda de cabelo.

 

Mito. A queda de cabelo é determinada pelo seu ciclo de vida, sendo que apenas caem os que já completaram o ciclo de vida. Sendo assim, pentear ou mexer no cabelo não irá provocar a sua queda, apenas remover os cabelos que já tenham caído. Claro está, não se deve fazer muita força a pentear o cabelo. Qualquer agressão feita durante a escovagem leva não só à danificação do cabelo como também à irritação do couro cabeludo.

 

Apenas os homens podem sofrer calvície?

 

Mito. Esta condição é transversal ao sexo e à etnia. Quanto à idade é que podemos verificar uma diferente incidência: esta condição tende a agravar com a idade.

 

 

Dormir com os cabelos molhados faz mal ao cabelo?

 

Mito. Não há, até à data, relatos ou estudos de tal fenómeno acontecer. Desde que o escalpe esteja seco, não há qualquer problema para o cabelo por dormir com ele molhado.

 

Cortar as pontas dos cabelos frequentemente faz o cabelo crescer mais rápido?

 

Mito. Pode dar a impressão de tal, pois, muitas vezes, com o crescimento do cabelo, este ganha pontas espigadas e cortando-as, fica apenas a parte do cabelo que está mais grossa e saudável. Mas sabe-se que as pontas não têm influência no crescimento dos fios.

 

queda cabelo, corte cabelo

 

O cabelo cai mais no outono e na primavera?

 

Verdade. O cabelo cai mais na Primavera e no Outono (versus Verão e Inverno).

Isso acontece devido ao facto da produção e atividade de hormonas como a prolactina e a melatonina serem potenciadas pela luz solar. Na Primavera e Outono, como há mudança da duração do período de luz solar, há uma alteração na produção destas hormonas, que eventualmente estabiliza, durante o Verão ou Inverno.

Estas hormonas desempenham um papel importante na estimulação do bolbo capilar, acelerando o crescimento dos fios.

Explore a nossa gama de produtos, na sua farmácia online.

Deixe a tua opnião, spotter

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados

Shop now

You can use this element to add a quote, content...